O musical “Alô, Dolly!” chega a Curitiba para uma curta temporada no Teatro Positivo, de sexta-feira (26) a domingo (28). Considerado um dos grandes clássicos da Broadway, a superprodução ganha uma nova montagem brasileira, com Miguel Falabella assinando a versão nacional e a direção do espetáculo.
“Em minha adaptação, busquei trazer a nossa brasilidade para que o público pudesse se aproximar e se identificar com a nossa história. Por exemplo, os personagens de Yonkers são do interior de Nova York. Na adaptação, eles podem ser do interior de Minas Gerais e aí surge aquele contraste do interior e da cidade grande”, contextualiza Falabella.
O diretor afirma que, em nenhum momento, quis fazer o espetáculo igual à Broadway ou ao filme – depois de estrear na Broadway, em 1964, o musical também ganhou uma versão para o cinema. “O tema do musical é universal. Falamos sobre a busca por dinheiro e pelo amor. A forma como isso se desenrola é o que dá a graça e o humor”.
Um dos destaques da superprodução é o encontro inédito nos palcos de Falabella, que também atua no espetáculo, com Marília Pêra. “Trabalhar com ela é uma delícia. Aprendo e me divirto muito. Eu disse uma vez, brincando em uma [entrevista] coletiva em São Paulo, que estar com ela em cena é como um jogador entrar em campo para jogar com o Messi. Imagina como o cara se sente, né?”
“Criamos uma intimidade cênica. Isso faz com que a gente aprenda a respiração do colega. Existem várias cenas que fazemos e que exige o tempo certo. Isso é apurado a cada noite. Neste sentido, esse jogo, conhecer o parceiro é fundamental”, relata. Os dois trabalharam juntos no seriado “Pé na Cova”, da Rede Globo, cuja primeira temporada acabou em junho.
O espetáculo conta com 29 atores em cena e uma orquestra, sob a direção musical de Carlos Bauzys, composta por 16 integrantes. Renato Theobaldo e Roberto Rolnik assinam o cenário da superprodução, e os figurinos foram criados por Fause Haten. A ficha técnica ainda traz Fernanda Chamma na coreografia e Paulo Cesar Medeiros na iluminação.
“Nos envolvemos facilmente pelo processo. Eu já havia trabalhado com muita gente em outros trabalhos, o que facilita a nossa comunicação. Essa energia que construímos durante todo o tempo de ensaio e o comprometimento de cada um dessa equipe faz de ‘Alô, Dolly!’ um grande sucesso, pois levamos ao público, toda noite, essa nossa entrega – feita com amor, respeito, carinho, e isso é nítido para os que assistem”.
Falabella conta que o espetáculo foi muito bem recebido por todas as cidades por onde já passou. “O público está ali com a gente, nos divertimos juntos a cada sessão”.
“‘Alô, Dolly!’ é uma peça do início do século passado. É a história de uma imigrante, Dolly Levi, que faz de tudo para viver. Ela arruma casamentos. Ela tem creme para reduzir varizes, soluções para tudo o que você pode imaginar . Enfim, ela se vira. Ela dá um jeito e ajeita. Meu personagem a contrata para arrumar uma segunda esposa para ele, mas ela parece ter outros planos. E esse desenrolar vocês poderão assistir em breve no Teatro Positivo”, finaliza o ator e diretor com esse convite para o público curitibano.
Fonte: G1 Paraná



Nenhum comentário:
Postar um comentário