6 de setembro de 2008

Miguel Falabella de Souza Aguiar nasceu em 10 de outubro de 1956, no bairro de São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro, filho de um arquiteto e de uma professora. A família mudou para A Ilha do Governador, onde ele viveu até os 17 anos. Falabella começou a fazer teatro na adolescência, primeiro no colégio onde estudava e depois no Teatro Tablado. Sua estréia no palco foi aos 18 anos, com a peça O Dragão, de Eugene Schwarz.

Em 1976, Falabella conheceu Maria Padilha, com que organizou um grupo teatral, do qual também fizeram parte Daniel Dantas, Rosane Gofman, Fábio Junqueira, Zezé Polessa e Paulo Reis. A peça "O Despertar da Primavera", de Frank Wedekind, em 1979, que foi o seu primeiro trabalho como ator profissional, que foi marcado pelo grande sucesso. Depois da peça, Falabella fez o seu primeiro filme, "O Sonho não Acabou", de Sérgio Rezende, logo depois de voltar da França onde fez cursos avulsos.

Sua estréia na televisão foi no programa "Caso Verdade" em setembro de 1982, no episódio "Jam e Jim", onde ele fez um galã romântico. No mês seguinte fez a sua primeira telenovela, "Sol de Verão", como o personagem Romeu.


Em 1984, atuou em "Amor Com Amor se Paga", novela de Ivani Ribeiro, como o jovem Renato. No mesmo ano, deu vida ao Doutor Sérgio, na novela "Livre Para Voar", de Walther Negrão. Em 1986, ganhou o seu primeiro papel de destaque, fazendo o malandro Miro na novela "Selva de Pedra", de Regina Braga e Elói Araújo.

Em 1987, dirigiu junto com Lucas Bueno e Cecil Thiré, a novela "Sassaricando", de Sílvio de Abreu. No mesmo ano, fez o mau-caráter João Silvério, na novela "O Outro", de Aguinaldo Silva. Também em 1987, Miguel passou a apresentar o "Vídeo Show", onde ganhou muita popularidade, ficando até dezembro de 2001.


Em 1990 atuou em "Mico Preto", de Euclydes Marinho, Marcílio Moraes e Leonor Bassères, fazendo três personagens ao mesmo tempo: o homossexual José Luís; seu irmão gêmeo Arnaldo Menezes, ladrão internacional; e Guimarães, que na verdade era Arnaldo disfarçado. Em 1992, fez o psicopata Donato Menezes, em "As Noivas de Copacabana", de Dias Gomes. Em 1994 fez o Raul em "A Viagem", de Ivani Ribeiro. No ano seguinte, fez o Mauro em "Cara & Coroa", de Antônio Calmon, que era o antagonista principal da trama. Só voltaria a atuar em novelas, em 2003, como o protagonista Juca Tigre em "Agora é Que São Elas", de Ricardo Linhares.

Em 1996, estreou na Rede Globo, o sitcom "Sai de Baixo", onde ele fazia o esperto e malandro Caco Antibes. Além de atuar, Falabella chegou a escrever alguns episódios. O Programa ficou no ar até março de 2002, e Miguel marcou presença em todos os anos.

Também em 1996, escreveu junto com Maria Carmen Barbosa, sua primeira novela,"Salsa & Merengue", em uma parceria que começou quando eles supervisionavam os textos do seriado "Delegacia de Mulheres", em 1990. Juntos eles ainda escreveriam a novela "A Lua Me Disse", exibida em 2005 e atualmente o humorístico "Toma Lá, Dá Cá", onde ele também atua, como o corretor de imóveis e ex-surfista Mário Jorge.

Em outubro de 2008, estréia a novela "Negócio da China", primeira novela de Miguel Falabella sem a parceria de Maria Carmen Barbosa. Também em 2008, estréia como cineasta, com o filme Polaróides Urbanas.